EXEMPLARES DA COLEÇÃO
Um documento é formado por um ou mais exemplares. Exemplares são elementos diferentes da mesma espécie. Cada exemplar é formado por um ou mais itens, sendo que ao menos um item, obrigatoriamente, deve existir. O item representa a menor unidade física do documento, aquela que efetivamente pode ser tocada e movimentada. Desta forma é o item que receberá o número de tombo e sua categoria de empréstimo.
A combinação dos campos volume, tomo e extensão formam uma especificação de item, isto é, dados que tornam um item específico. O sistema usa esta combinação e gera um código de especificação de item, de tal forma que especificações iguais gerem códigos iguais. Podemos então ter várias situações, tais como os exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Neste exemplo temos 3 exemplares mas somente 1 especificação de item, já que a combinação volume, tomo e extensão é nula para todos os casos.
Exemplo 2:
Neste exemplo temos 2 exemplares e 4 itens, resultando em 2 especificações de itens: v.1 e v.2.
Exemplo 3:
COMO INSERIR, ELIMINAR E MODIFICAR
Os dados devem ser informados no quadro superior e então deve-se clicar em OK. Somente depois de clicar em OK é que os dados são processados. Para Eliminar ou modificar um item deve-se clicar nos ícones em forma de lápis ou lixeira ao lado esquerdo de cada linha e, logicamente, depois clicar em OK.
COMO DESISTIR DE UMA MODIFICAÇÃO OU ELIMINAÇÃO
Clique no botão Cancelar ao invés do botão OK.
NUMERAÇÃO DO EXEMPLAR
A numeração é controlada pelo operador, não existindo portanto sequenciação automática. Por isso deve ser informado o número 1, 2, 3 e assim por diante para cada exemplar.
CAMPOS EXCLUSIVOS DE UM EXEMPLAR
Conforme mencionado acima, um exemplar pode ser formado por vários itens. Como as linhas do quadro inferior apresentam os itens, intencionalmente aparecem de forma repetida os dados do exemplar. Ao lado de cada linha existe um link chamado Detalhes que permite que dados exclusivos do mesmo sejam acessados.
Caso um campo de um exemplar seja alterado, o conteúdo será automaticamente replicado para todos os itens a ele associados.
Os campos do exemplar existentes nesta tela são:
PORQUE EXISTE A ESPECIFICAÇÃO DE ITEM
O fato de o sistema reconhecer especificações iguais é importante para as reservas. Quando um leitor deseja reservar um determinado volume, o sistema pede o código de especificação e com isso ele passa a reservar todos os volumes da mesma espécie.
REPLICAR
Caso você já possua um exemplar e, posteriormente, adquira outro, pode usar a função replicar para criar outro exemplar com as mesmas informações, mas diferentes números de tombos. Se o exemplar for formado por mais de 1 item, todos eles serão replicados.
NUMERAÇÃO DO TOMBO
Se o campo número de tombo for deixado zerado, o sistema numera-o automaticamente, assumindo o número seguinte ao maior encontrado. Caso a caixinha Assumir próximo tombo livre esteja marcada o sistema vai procurar dentro da base o primeiro número vago.
NÚMERO DE TOMBO NULO
Se o tipo de documento indicar que ele não possui tombos, o campo não será aceito.
COMO APAGAR UM EXEMPLAR COMPLETO
Para eliminar um exemplar que possua vários itens, deve-se clicar no link Detalhes e, com isso abrir o exemplar de uma forma mais completa. Nesta tela de exemplar, então, deve-se clicar no botão Apaga.
CAMPO "PRAZO"
Este campo define a quantidade de anos em que o documento deve permanecer no arquivo. Só receberá dados quando se tratar de tipos de acervo Arquivos. O tipo de acervo é definido na tabela de Tipos de documento. Se o prazo estiver nulo, o sistema entenderá que o documento possui validade permanente, isto é, não possui restrições de idade para permanecer no arquivo.